PT | EN

PALESTRANTES

Adriana Alvarenga | Coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo

Adriana Alvarenga é publicitária, jornalista e especialista em políticas públicas pela Universidade de Brasília. Atua há mais de 20 anos na área social, tendo iniciado sua carreira nesta área no Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Em 2002, ingressou no Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), onde liderou iniciativas de comunicação, implementação de programas, parceiras com organizações da sociedade civil, governos e setor privado. Atualmente é coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo.

Alex Seibel | co-fundador, Arcah

É fundador e CEO do negócio socioambiental POSITIV.A, fundador da Apolo Energia e co-fundador da ARCAH. Graduado em Administração de Empresas, trabalhou no mercado financeiro e nos negócios da família passando pelo setor financeiro, imobiliário e varejista. Atua como conselheiro da R20 (regions20), ONG fundada pelo ex governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e é membro do comitê de sustentabilidade da Duratex. Em 2012, entrou para a Emporio Body Store que, em 2013, concluiu uma joint venture com a inglesa The Body Shop. Atuou como diretor da marca no Brasil e através dessa experiência conheceu a história de Anita Roddick, fundadora da empresa. A partir disso, mudou radicalmente a forma de olhar para o mundo empresarial e co-fundou a ARCAH, organização sem fins lucrativos que resgata pessoas em situação de rua por meio de soluções sistêmicas, baseadas na natureza e em um modelo social inovador italiano. Em seguida, surgiu a ideia de montar a empresa Positiv.A, cujo propósito é desenvolver soluções ambientais integradas para residências e áreas corporativas e produtos de limpeza biodegradáveis e naturais.

Alice Damasceno | gerente, Fundação Cargill

É formada em Engenharia Civil pela escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pela University of Michigan Business School. Iniciou sua carreira na Promon, onde permaneceu por sete anos. Em seguida, migrou para o setor de investimento social, onde serviu o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) realizando atividades de consultoria em gestão e gerenciamento de projetos para organizações filantrópicas. Trabalhou também no Instituto Ibi de Desenvolvimento Social, uma ONG mantida pelo Banco Ibi, cuja missão é contribuir para a inclusão de jovens no mercado de trabalho. Nesse momento, também atuou como conselheira do Conselho Nacional da Juventude. Trabalhou para Porticus, organização filantrópica global, onde foi responsável pelos investimentos nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento local no Brasil e no México. Depois, permaneceu por cinco anos na direção executiva do Instituto Península, organização de filantropia familiar com foco no Brasil nas causas de educação e esportes. Atualmente trabalha na Fundação Cargill, uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a promover alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor.

Américo Mattar | diretor presidente, Fundação Telefônica Vivo

Engenheiro de Produção graduado também em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Projetos, é diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na Fundação em 2012, como gerente de Planejamento, Finanças e Jurídico, vindo da Vivo onde passou pelas áreas de Finanças, Engenharia e Operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial. À frente da Fundação, seu foco é promover o protagonismo social por meio da inovação educativa aplicada a novas metodologias de ensino-aprendizagem, ao empreendedorismo jovem e ao exercício da cidadania.

Ana Ermelinda Oliveira da Silva | Coord. da Atenção Básica, Secret. Mun. de Saúde/Borba-AM

É coordenadora de Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde de Borba-AM. A Atenção Básica é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Ana Ermelinda possui bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou ainda como enfermeira nas unidades de Saúde de Borba-AM. É preceptora de estudantes universitários do internato rural da Faculdade de Ciências da Saúde da UEA.

Ana Maria Diniz | presidente do Conselho, Instituto Península

É presidente do conselho do Instituto Península, braço social dos negócios de sua família e instituição mantenedora do Singularidades. É uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação e conselheira da ONG Parceiros da Educação. Ana é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e também no curso Owner/President Management da Harvard Business School. Durante 17 anos, dedicou-se profissionalmente à empresa de sua família – Grupo Pão de Açúcar, ocupando várias posições, como RH e Marketing, até chegar à vice-presidência em 2001. Lá Ana Maria começou a se interessar por desenvolvimento humano e após sua saída do grupo em 2003 fundou uma consultoria nesta área chamada Axialent. Em sua trajetória, Ana passou por várias experiências de autoconhecimento como a imersão no Hofman Institute, formação no curso de Kabbalah 1 e 2. Além de praticar terapia junguiana por mais de 15 anos. Também é praticante de yoga desde 2004.

Andrea Hanai | gerente de Projetos, IDIS

É Gerente de Projetos do IDIS. Anterior a esta posição, sempre trabalhou na construção e desenvolvimento de relacionamentos, tendo sido Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. Formada em Economia pela FEA-USP, com MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela Escuela de Organización Industrial (EOI) de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento.

Andrea Matsui | GERENTE DE SUSTENTABILIDADE DA AMBEV

Andrea Matsui está à frente de programas sociais e ambientais para água, resíduos, clima, e desenvolvimento de comunidades. É uma das responsáveis por AMA, água mineral da Ambev que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro e o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil. É formada em Engenharia Elétrica pela Unicamp e possui MBA pela Kellogg School of Management. Iniciou a carreira na indústria automotiva com estágios na Alemanha e Japão e tem vasta experiência no mercado financeiro, onde atuou por muitos anos.

Átila Roque | diretor, Fundação Ford Brasil

Historiador e cientista político, Átila Roque lidera o escritório da Fundação Ford no Brasil, supervisionando toda doação de dinheiro no país. Possui uma trajetória voltada aos temas ligados aos direitos humanos e justiça social no Brasil e no exterior. Ocupou posição de liderança em diferentes organizações da sociedade civil brasileira e internacional como a Anistia Internacional no Brasil, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), a ActionAid International em Washington, entre outras.

Benjamin Bellegy | diretor, Wings 

É diretor executivo da WINGS. Ele já liderou programas internacionais em vários campos, como fortalecimento das sociedades civis locais, desenvolvimento sustentável ou reconstrução pós-desastre. Antes da WINGS, Benjamin estava gerenciando programas internacionais na Fundação da França, onde liderou várias colaborações com outras fundações e trabalhou na questão do desenvolvimento da filantropia. Ele já trabalhou para a Agência de Cooperação Internacional de Mônaco e para várias ONGs na Etiópia, Tunísia e Canadá. Ele também possui um amplo conhecimento de campo de vários países e regiões, como África do Norte e Ocidental, Haiti, Filipinas e Nepal. Obteve um mestrado em gestão de organizações sem fins lucrativos do Institut d'Etudes Politiques de Grenoble.

Bernardo Gradin | presidente, Inspirare

Presidente da Granbio, co-fundou o Instituto Inspirare e o Portal Porvir em 2011. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, em 1998, MBA pela Warton School Business, em 1993, e MA pela Universidade da Pensilvânia, em 1993. É empresário nas áreas de Biotecnologia Industrial, Óleo & Gás e Logística.

Bernardo Guillamon | Gerente do Escritório de Parcerias Estratégicas, BID

Bernardo Guillamon é Gerente do Escritório de Alianças Estratégicas do BID – EUA. Dirigiu o programa de operações do Setor de Comércio e Integração do BID e trabalhou como especialista no Escritório de Coordenação do Setor Privado do BID, quando dirigiu a criação do Plano de Negócios Integrados do Grupo BID para as Operações do Setor Privado. Dirigiu a área de avaliação do setor privado no Escritório de Avaliação e Supervisão do Banco. Anteriormente, foi responsável por projetos de desenvolvimento de micro finanças, micro e pequenas empresas para a região andina. Antes de ingressar no BID, atuou na área de agronegócios. Formou-se em Engenharia Agrícola pela Universidad de la República del Uruguay e tem um MBA da Universidad de Santa Clara, Califórnia.

CARLOS ENRIQUE CAVELIER | CEO OF ALQUERIA DAIRY

Carlos Enrique Cavelier é colombiano e possui bacharelado da Universidade de Vermont e um Master in Public Administration (MPA) pela Kennedy School de Harvard. Foi professor por sete anos na Universidade de Los Andes. Serviu como Assistente Especial do Ministro da Agricultura para Áreas Pobres e foi Secretário Geral do Ministério da Justiça. Também foi eleito Conselheiro municipal, Senador estadual e Membro da Câmara dos Deputados da Colômbia. Durante o último quarto de século, liderou a Alqueria Dairy, empresa familiar, elevando a receita de US $ 12 milhões para mais de US $ 400 milhões, de uma para oito fábricas e de 400 para 6 mil associados. Atualmente dirige os conselhos de empresários por educação (ExE), do Banco de Alimentos de Bogotá e do Comitê de Negócios Estratégicos presidencial Colômbia-França. Carlos publicou três livros e diversos artigos em jornais e revistas colombianos.

Celina Yamanaka | gerente de Administração e Finanças, IDIS 

Celina Yamanaka é gerente-financeira do IDIS, onde atua desde fevereiro de 2011. Atuou na área administrativo-financeira por quase oito anos na Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em especial na área de prestação de contas e iniciou sua trajetória no Terceiro Setor como coordenadora financeira administrativa no Instituto Akatu, passando pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa e pela Associação Casa Azul, nessa última como diretora-administrativa. É formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), com curso de especialização pela Fundação Getúlio Vargas em Finanças.

Cida Bento | coordenadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades , Ethos

É Diretora Executiva do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e conselheira do Instituto Ethos. Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e eleita em 2015 pela "The Economist" como a mulher brasileira mais influente no mundo no campo da Diversidade; Professora de Relações de Raça e Gênero da USP - 2017; Membro da Comissão de Direitos Humanos do CFP – Conselho Federal de Psicologia; Professora da Universidade Austin – 2010; Desenvolve desde 1995, pesquisas e implementação de programas de promoção da diversidade em organizações tais como: Comitê dos Jogos Olímpicos 2016, Banco Itaú Unibanco, OXFAM, Febraban, MEC, Eletrobrás; UNICEF, UNESCO, OPAS, BID, Itaipú Binacional, Banco J. P. Morgan, FIEPR. Autora de vários livros, dentre eles "Diversidade e Equidade Racial e de Gênero nas Empresas " – 2017.

Daniel Izzo | co-fundador e diretor executivo, Vox Capital

Daniel é sócio, co-fundador e CEO da Vox Capital, gestora de fundos líder e pioneira em investimento de impacto no Brasil, que há cinco anos consecutivos é listada como uma das mais relevantes do setor no mundo, pelo Impact Assets 50 e que é objeto de estudo de caso na Harvard Business School: "Vox Capital: Pioneering Impact Investing in Brazil".Daniel é membro do Comitê Executivo Global da ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneur), líder do Grupo de Trabalho de Investimento de Impacto na ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital), vencedor do prêmio Trip Transformadores em 2016 e professor convidado do curso executivo de investimento de impacto na Said Business School em Oxford.

Daniel Reichstul | conselheiro, Museu Judaico

Com cerca de 15 anos de experiência no mercado financeiro, Daniel foi Diretor da área de private equity do Pátria Investimentos, onde liderou os esforços de aquisições da Anhanguera Educacional SA, foi CFO da LFG Business e Participações Ltda. e atuava na originação de novos investimentos para o fundo de private equity. Antes do Pátria, Daniel trabalhou na área de investment banking do banco ABN AMRO e no departamento econômico do Banco Central do Brasil. Daniel possui graduação e mestrado em Economia pela USP.

Derek Gallo | fundador, Dharma 

Derek fundou a Dharma Investments, uma empresa de Investimento de Impacto com investidas como a WeLight, Plug Coworking, O2eco, Construtora Ambiental, Intech, Impact Republic, Serendipity Ventures e Awí Amazon Fruits. Anteriormente, foi sócio da TCP Latam, Diretor na BroadSpan Capital, Associado no JPMorgan e Gestor de um fundo PME de energia renovável. Derek é economista formado pela Duke University (EUA) e possui o certificado "Platinum Partner" do coach Anthony Robbins.

Eliane Lustosa | diretora da Área de Mercado de Capitais, BNDES

É diretora da Área de Mercado de Capitais (AMC) no BNDES. Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC – Rio, mestre em Economia pelo Departamento de Economia da PUC - Rio, onde também se graduou em 1986. Ao longo de sua carreira ocupou cargos em diversas empresas do setor privado e foi Sócia Diretora da Triscorp Investimentos. Como executiva, foi Diretora Financeira da LLX Logística, Vice-Presidente de Finanças e Controle da Abril SA, Diretora de Administração e Finanças da Globex Utilidades e Diretora Financeira e de Investimentos do Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras (Petros). Também foi Conselheira em diversas empresas como Fibria, Gerdau, Coimex, CPFL, Coteminas, Perdigão (hoje BRF) e membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa. Sua experiência no setor público inclui o Departamento de Proteção e Defesa Econômica, onde foi diretora, e a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Também atuou como pesquisadora do BNDES, no âmbito do convênio com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e professora da PUC – Rio.

Eliane Trindade | editora do Prêmio Empreendedor Social, Folha de S. Paulo

É Editora do Prêmio Empreendedor Social, da Folha de S. Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente, é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S. Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem "O que Eles Vão Ser Quando Crescer". Em 2005, lançou o livro-reportagem "As Meninas da Esquina" (ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme "Sonhos Roubados" (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

Fábio Deboni | Gerente executivo do Instituto Sabin

Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela ESALQ/USP com 8 anos de experiência em gestão de políticas públicas no governo federal em diversos órgãos públicos. É gerente-executivo do Instituto Sabin desde fevereiro de 2011, onde atua na gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. É Conselheiro do Gife e coordena a Rede Temática de Negócios de Impacto no âmbito do Gife. Integra o Grupo chamado FIIMP - Fundações e Institutos de Impacto - criado a partir da Força Tarefa de Finanças Sociais e que tem como objetivo engajar estes atores a se tornarem investidores de impacto e a refletirem conjuntamente como se engajar neste campo. Está lançando seu novo livro "Reflexões contemporâneas sobre Investimento Social Privado".

Fernando Stickel | diretor, Fundação Stickel 

Arquiteto, artista plástico e fotógrafo, graduou-se pela FAU-USP em 1973, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA-CEATS em 2009. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas; suas obras estão em coleções públicas e particulares, no Brasil e no exterior. É Diretor Presidente da Fundação Stickel desde 2004, organização sem fins lucrativos atuando em projetos socioculturais na zona norte de São Paulo.

Heather Grady | vice-presidente, Rockefeller Philanthropy Advisors

Heather é vice-presidente do escritório da Rockefeller Philanthropy Advisors em São Francisco, nos EUA, e lidera a estratégia e os programas de desenvolvimento para a filantropia global, que abarcam iniciativas internacionais, pesquisas e publicações. Heather também atua como professora adjunta do Programa de Gestão Executiva do Instituto Global de Filantropia da China. Ela é oradora frequente em conferências e autora de numerosas publicações. O aconselhamento filantrópico de Heather foi moldado ao longo de duas décadas vivendo e trabalhando em países da Ásia, África e Oriente Médio, gerindo programas de desenvolvimento e humanitários focados em diversos temas, incluindo educação, meios de subsistência, saúde, agricultura e micro finanças.

Lemuel Simis | fundador, Firgun 

Formado em Relações Públicas pela UNESP e pós-graduado em Gestão de Projetos Sociais pela PUC-SP. Foi voluntário por quase 10 anos em diferentes organizações. É um fazedor de mudanças que se apaixonou por negócios sociais e finanças. Por isso decidiu unir suas paixões empreendendo a Firgun.

Luciana Aguiar | gerente de Parcerias para o Setor Privado, PNUD

É gerente de Parcerias para o Setor Privado do PNUD no Brasil, sendo responsável por assegurar a direção estratégica da parceria do PNUD e dos projetos especiais com o setor privado, e promover negócios inclusivos. Coordena a construção da Plataforma da Filantropia Brasil, que está mapeando as iniciativas do setor privado que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Luciana é antropóloga formada na Universidade de São Paulo e possui profundo conhecimento sobre a população de baixa renda no apoio à iniciativas de organizações multilaterais e setor privado para aliviar a pobreza e reduzir desigualdades sociais. É PhD em Antropologia Visual pela Cornell University e possui mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade.

Luciana Capobianco | CEO, Plano Digital 

Luciana é publicitária com atuação na indústria web desde 1998. Foi head dos negócios digitais da JWT Digital Brasil e América Latina e diretora de projetos especiais da StarMedia, primeiro portal internacional a se instalar no Brasil e lançar ações na bolsa de valores. Desde 2003 é CEO da Plano Digital, onde desenvolveu inúmeros projetos inovadores e eficazes para algumas importantes marcas brasileiras. Em 2015 resolveu abraçar a causa dos refugiados, criando o projeto social Estou Refugiando, que os ajuda a se colocarem no mercado de trabalho. Destina boa parte do lucro de sua empresa a esta causa e recentemente, devido ao crescimento desta iniciativa, resolveu se dedicar exclusivamente a este projeto que, em dois anos de existência já mudou a vida de muitos refugiados.

Luciano Gurgel | gestor, Yunus Negócios Sociais 

Formado em Economia pela FEA-USP, tem experiência de 17 anos no mercado financeiro e mais especificamente no mercado de capitais. Especialista em produtos de securitização e fundos de crédito. Passou por diversas instituições como Banco Real, Banco Santander, HSBC e Banco Safra. Foi membro do Comitê de Finanças Corporativas da ANBIMA por mais de 5 anos. É Gestor da Yunus Negócios Sociais Brasil, empresa na qual atua desde agosto de 2015.

Luiz Alberto Oliveira | curador, Museu do Amanhã

Mestre em Física Quântica, doutor em Cosmologia, pesquisador e professor de História e Filosofia da Ciência no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do Ministério de Ciência e Tecnologia, pesquisador da área de Comunicação e Cultura, mediador de debates dos encontros Nós Digitais e curador do Museu do Amanhã.

Luiz Sorge | CEO, BNP Paribas Asset Management Brasil

É graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Diretor da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) - Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Marcos Kisil | fundador, IDIS

É fundador, membro do Conselho, e analista sênior do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International, Instituto MacDonald, Fundação IDEAH, e do Museu Judaico de São Paulo. Foi fundador e presidente do Conselho do GIFE- Grupo de Instituto, Fundações e Empresas, e fundador e membro do Conselho do WINGS –Worldwide Inititative in Grantmaking Support. Foi Diretor Superintendente do Instituto WCF/Brasil e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e da Beltsmann, e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor de livros, ente os quais "Comunidade: Foco de Filantropia" e "Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina"; e de muitos artigos em publicações nacionais e internacionais sobre filantropia e investimento social.

Maria Lúcia Almeida Prado e Silva | presidente do Conselho, IDIS

Formou-se na Faculdade de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1979. Especializou-se em Direito Internacional na Southwestern Legal Foundation da University of Texas, em 1988. Indicada como "Leading Lawyer in Her Field" pelo diretório Análise Advocacia (societário). É Membro do Conselho Deliberativo do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, Membro do Comitê Societário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, Membro do Comitê Editorial da Área de Comunicação e Marketing do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo- IBEF e sócia responsável pela Área Societária do escritório Demarest Advogados.

Marina Feffer | diretora executiva, Fundação Arymax

Marina é membro da quarta geração da família empresária Feffer, do Grupo Suzano. Formada em Psicologia, atuou em instituições públicas, ONGs, em consultório particular, e nos últimos três anos como executiva em uma empresa multinacional brasileira. O processo de desenvolvimento de acionistas dentro de sua própria família a levou a estudar governança familiar e o cenário de famílias de alto capital econômico. Nessa trajetória passou a participar do Conselho de Família e de Acionistas, e com mais intensidade se envolveu na Fundação Arymax, entidade filantrópica da família, onde hoje está na direção executiva e no Conselho. Está também no Conselho Consultivo do Instituto Samuel Klein e Instituto Jatobás. Marina agora trabalha com famílias high net worth. Facilita diálogos cruciais para alcançar a visão de futuro e traduzir esse entendimento nas estruturas familiares, assim como nas estratégias de negócio e filantropia.

Michael Mapstone | Diretor da CAF Global Alliance

Michael lidera a CAF Global Alliance, trabalhando com nossos escritórios na Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Índia, América do Norte, Rússia, África do Sul e Reino Unido, para incentivar a entrega efetiva e apoiar o desenvolvimento de um ambiente propício para a sociedade civil. Michael foi anteriormente Chefe de Engajamento do Setor Privado na VSO por 7 anos, onde trabalhava em toda a rede de organizações locais da VSO, apoiando sua estratégia global do setor privado e supervisionando um portfólio de parcerias de £ 10 milhões com empresas como Accenture, BG Group e Syngenta, também atuando como consultor externo do programa Cocoa Life da Mondelez International. Ele foi responsável pela estratégia de captação de fundos corporativos da VSO e por um programa global de voluntariado corporativo / pro-bono que envolve mais de 120 cargos executivos operando anualmente em toda a África e Ásia. Antes de se juntar à CAF, ele foi um conselheiro estratégico com a Secretaria da Commonwealth liderando a estratégia de parceria e gerenciamento de stakeholders para governos, instituições intergovernamentais, setor privado e ONGs. No início de sua carreira, ele ocupou cargos de desenvolvimento de fundação no London Science Museum e Tate Galleries, onde desenvolveu parcerias com empresas para apoiar programas de divulgação de exposições e galerias, aumentando significativamente a renda das empresas e trabalhando com organizações como a Shell, a Nintendo e Toshiba.

MÔNICA DIAS PINTO | Gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho

Mônica atua no desenvolvimento de parcerias do Canal Futura e é responsável pela área de Avaliação da Fundação. Mestre em Educação pela PUC-RJ, com MBA em web intelligence & digital ambience pela COPPE/UFRJ. Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral. E tem Pós-graduação em História e Cultura Contemporânea pela Bennett/RJ. Iniciou sua carreira como professora de Educação Básica (rede privada e Colégio Pedro II, instituto federal de ensino). Foi consultora e coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores, vinculado ao MEC e à TVE (Um Salto Para o Futuro). Como consultora em Mídia-Educação, atuou junto ao Sesc Nacional, TV Escola, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, dentre outras instituições. Foi Gerente de Conteúdo do Canal Futura no período de sua criação e implementação (1997 a 2000). É membro do Conselho de Governança do GIFE e do Conselho Consultivo do projeto Parceria Votorantim Pela Educação. Integra também o Conselho Empresarial de Educação RJ e Conselho do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Naercio Menezes Filho | professor e coordenador, Centro de Políticas Públicas, Insper

Doutor em Economia pela University College London (UCL). Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docência na Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular (Cátedra IFB) e Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Professor Associado da FEA-USP desde 1998. Professor do Insper desde 2005. Colunista do Valor Econômico e consultor da Fundação Itaú Social.

Neca Setubal | PRESIDENTE DO CONSELHO DA FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL

Neca Setubal, socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo UNICEF e do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Atualmente é presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).

Nina Valentini | PRESIDENTE, INSTITUTO ARREDONDAR

Graduada em Administração Pública pela FGV-EAESP, atualmente é Presidente do Movimento Arredondar, a primeira iniciativa brasileira focada em microdoações por meio do varejo para organizações sociais e ambientais. Foi co-fundadora e presidente de uma entidade estudantil Conexão Social, apoiada pela Ashoka Empreendedora Social. Nina é também co-produtora do documentário "Além do Lucro - Histórias de um Novo Capitalismo", que mostra a emergência dos negócios sociais pelo mundo, e Empreendedora Social de Futuro da Folha de São Paulo, 2016.

Odino Marcondes | sócio, Marcondes Consultoria

Sociólogo, fundador da Marcondes Consultoria (1997), atua há quase 40 anos como consultor de processos de transformação da cultura organizacional, coaching executivo, estratégia de negócios e desenvolvimento de pessoas. Conferencista em eventos nacionais e internacionais. Ele publicou os livros "Como chegar a excelência na Negociação" e "Você tem os defeitos das suas qualidades" - lançado no início de 2011 pela editora Qualitymark - e "O poder de uma visão inspiradora", HSM.

Patrícia Lacerda | gerente de Programa, Instituto C&A

Gerente de educação, arte e cultura, Patrícia lidera as ações de articulação institucional do Instituto C&A no tema da educação e da leitura literária. É formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado e doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Antes de ingressar no Instituto C&A, foi assessora de educação na UNESCO, consultora de organizações de cooperação internacional por mais de 15 anos, pesquisadora e professora de cursos de especialização em gestão e inclusão educacional da PUC-Rio.

Paula Fabiani | diretora-presidente, IDIS

É diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School e Yale, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS, membro dos Conselhos da Captamos, da Escola Aberta do Terceiro Setor e do Instituto Vladimir Herzog.

Paulo Henrique Rodrigues | COO, Livox

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Ágil de Projetos. Atualmente é sócio fundador e ocupa os cargos de Vice-presidente e COO do Grupo LIVOX, empresa criada para o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos voltados para a inclusão social e acessibilidade da pessoa com deficiência. Atua como pesquisador, consultor e empresário nas áreas de Gestão de Projetos e TIC.

Priscila Pasqualin Afonso de Souza | sócia, PLKC Advogados

É especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela nova área de Filantropia, Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental. É Diretora Executiva e uma das fundadoras do Instituto Spiralis. É Diretora Jurídica e de Relacionamento com o Terceiro Setor do Instituto de Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Carvalho de Freitas e Ferreira e Demarest Almeida Advogados), foi sócia titular de escritório de advocacia em São Paulo, Pasqualin Advogados, que dirigiu junto com o sócio senior, especialmente nas áreas tributária, societária, de contratos e terceiro setor.

Raquel Coimbra | diretora de Projetos, IDIS

É diretora de projetos do IDIS desde abril de 2011. Foi diretora executiva da Associação Casa Azul e gestora de projetos no ILANUD (Instituto Latino Americano das Nações Unidas Para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente) e na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Atuou como advogada na área de Direito Civil e societário em escritório no Brasil e no exterior. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é Mestre em Direitos Sociais pela faculdade de Direito da PUC-SP e especialista em Direito do Terceiro Setor pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ricardo Mastroti | sócio, Bemtevi Investimento Social 

Biólogo, Mestre em Oceanografia pela USP, Mestre em Biomimética pela Arizona State University e tem o Biomimicry Professional Certificate conferido pela Biomimicry 3.8. Atuou por quinze anos como gerente/superintendente de áreas de sustentabilidade, meio ambiente e relações externas da Procter&Gamble, Aracruz Celulose, InterCement e Grupo Camargo Corrêa. Representou a Yunus Negócios Sociais nas áreas de Educação e Relações Institucionais.

Roberto Klabin | vice-presidente, Fundação SOS Mata Atlântica

Advogado formado pela Universidade de São Paulo e com especialização em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Proprietário do Refúgio Ecológico Caiman, vice-presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, presidente do Instituto SOS Pantanal, presidente do Lide Sustentabilidade, membro do Conselho de Administração de Klabin S.A., do Conselho Administrativo do Hospital Israelita Albert Einstein, do Conselho da Fundação Amazonas Sustentável, do Conselho Consultivo da Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, do Conselho Consultivo do Instituto Econsenso, do Conselho Consultivo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), do Conselho do The Long Run initiative, e do Conselho Consultivo da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo.

Rodrigo Fiães | coordenador de relações institucionais, Instituto Serrapilheira

Formado em Economia na PUC-Rio, com Mestrado na London School of Economics. Trabalhou nas áreas de economia e finanças, tanto no setor privado (Gávea Investimentos, Banco Icatu, The Economist Intelligence Unit) quanto no setor público (BNDES, Secretaria Municipal de Fazendo do Rio de Janeiro). Também passou pela Ideiasnet e pela Conspiração Filmes em cargos executivos. No Instituto Serrapilheira, sua atual ocupação, é coordenador de relações institucionais.

Rogério Bressan Biruel | diretor executivo de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil

Rogério Bressan Biruel, 44 anos, casado, natural de Ribeirão Bonito-SP. Graduado em Direito, com Especialização em Administração Financeira, MBA Executivo em Negócios Financeiros e MBA Liderança Estratégica. Atua desde setembro de 2016 como Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil. Em seus 24 anos de Banco do Brasil ocupou diversos cargos de administração e gestão, sendo Superintendente Regional nos estados da Bahia e São Paulo, Gerente Executivo na Diretoria de Reestruturação de Ativos, Gerente de Projeto no Projeto Jurídico 2.0, Diretor de Projetos da Alelo e Diretor Geral da Movera Microfinanças.

Silvia Daskal | diretora-executiva, Instituto Doar

É advogada e formada em Negócios Sociais pelo Yunus ESPM Social Business Centre São Paulo. É militante na proteção aos direitos humanos, com experiência em advocacy e mobilização de causas. É diretora executiva do Instituto Doar e atua como consultora em captação de recursos para organizações da sociedade civil e como coordenadora de conteúdo da plataforma Captamos.

Tatiana Piva | fundadora, Instituto Geração 

Tatiana trabalha desde 2006 no Instituto Geração, onde apoia o desenvolvimento da nova geração da elite econômica na sua atuação social e fazendo conexões entre diferentes pessoas e realidades sociais. Formada em administração pela EAESP/FGV, trabalhou no IDIS, onde ajudou a estruturar o departamento de Investimento Social familiar, e foi gerente de marketing e novos negócios na Expand, empresa de sua família. Cantora e compositora desde sempre, recentemente assumiu seu trabalho artístico profissionalmente e lançará em breve seu primeiro CD autoral.

Wellington Nogueira | fundador, Doutores da Alegria

Ator especializado em teatro musical, formado pela American Musical and Dramatic Academy, e palhaço, formado por John Towsen e outros grandes palhaços. Empreendedor social reconhecido com o fellowship da Ashoka e formador e fellow- ship Fellow4Good do Institute For The Future (São Francisco – EUA). Fundador e Representante Institucional da ONG Doutores da Alegria, organização pioneira no Brasil em levar alegria a crianças hospitalizadas através da arte do palhaço profissional. A organização investiu em pesquisa para desvendar o impacto da alegria na adversidade da hospitalização e, a partir desse conhecimento gerado, organizou-o para disseminação. Desde 1996 realiza palestras e oficinas para públicos de médicos e executivos, compartilhando essa experiência de alegria que motiva o ser humano a transformar a sua relação com a vida, de doença para potência.