Fórum de Filantropos e Investidores Sociais

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais chega à sua quarta edição com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica reunir-se, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica na promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Nas suas três edições, a conferência reuniu mais de 450 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais. Para mapear e discutir o papel da filantropia para o desenvolvimento do Brasil, o Fórum contou com a presença de nomes como Ana Paula Padrão, Jorge Gerdau Johanpeter, José Guimarães Monforte, Jane Wales, Gilberto Carvalho, Peter Buffet, Rob Garris, Viviane Senna, Peter Eigen, entre outras personalidades.

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais é uma iniciativa conjunta do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e do Global Philanthropy Forum (GPF).

O GPF é um projeto do World Affairs Council, criado para construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais. Também busca estruturar, potencializar e aprimorar o caráter estratégico do investimento social privado. Por meio de uma conferência anual, um seminário de verão, eventos especiais e teleconferências, o GPF conecta doadores a causas, a estratégias eficazes, a potenciais parceiros de cofinanciamento e a emblemáticos agentes de mudança de todo o mundo.

PROGRAMAÇÃO | Tema transversal: A filantropia em tempos de crise

08:30 Boas-Vindas Musical
Grupo À Deriva
09:00 Apresentação e boas vindas
Paula Fabiani – Diretora-Presidente do IDIS
Suzy Antounian – Diretora do Global Philanthropy Forum & World Affairs Council
09:15 Plenária de Abertura: Filantropia em tempos de crise
Ana Lúcia Villela – Presidente do Instituto Alana
Carlos Alberto Sardenberg – Jornalista
Daniel Feffer – Vice-Presidente da Suzano Holding
Moderador: Henrique Ubrig – Presidente do Conselho do IDIS
10:15 Plenária: O papel da filantropia no resgate de valores
Alfonso e Lorraine Carrillo – Fundadores do Movimento MeImportaGuate
Elisabeth Ungar Bleier – Diretora Executiva da Transparência Internacional Colômbia
Heather Grady – Vice-Presidente da Rockefeller Philanthropy Advisors
Moderador: Terry Vogt – Diretor da Terra Global Capital
11:15 Coffee-break
Local: Foyer
11:30 Sessões Paralelas
A O olhar da próxima geração de filantropos
  Eduarda Penido Dalla Vecchia – Diretora Fundação Lúcia e Pelerson Penido
Inês Mindlin Lafer – Diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer
Raphael Klein – Fundador do Instituto Samuel Klein
Moderador: André Degenszajn – Secretário-Geral do Gife
B Iniciativas inovadoras para promoção do protagonismo da sociedade
  Hilel Schmid – Professor Emérito da Universidade Hebraica de Jerusalém
Jane Arnott – Diretora da Charities Aid Foundation UK
Marcos Kisil – Fundador e Consultor Estratégico do IDIS
Moderador: Bernardo Guillamon – Ger. do Escritório de Alianças do BID
12:45 Almoço Temático: Inovações no Sistema de Investimento Social Privado
Local: Foyer
14:15 O sentido e o sentimento da filantropia
Antônio Florence – Fundador do Instituto Hercule Florence
Música: Grupo À Deriva
14:30 Em conversa com...
Elie Horn – Presidente do Conselho do Instituto Cyrela
Entrevistadora: Paula Fabiani – IDIS
15:15 Sessões Paralelas
A a) Primeira Infância: Valorizando as novas gerações
  Daniel Frank – Diretor-Associado da Ready Nation
Eduardo Queiroz – Diretor-Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Patrícia Lacerda – Gerente de Educação do Instituto C&A
Moderador: José Luiz Setúbal – Presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Esta mesa conta com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
B Pesquisas - Um retrato da sociedade doadora: famílias, empresas e indivíduos
  Andréa Wolffenbüttel – Diretora de Comunicação do IDIS
Larry McGill – Vice-Presidente do Foundation Center
Regina Esteves – Diretora-Presidente da Comunitas
Sylvia Coutinho – Presidente do UBS Brasil
Moderador: Marcelo Furtado – Diretor-Executivo do Instituto Arapyaú
16:30 Coffee-break
Local: Plenária – Sala Jardins A
16:45 Plenária Final
Guilherme Leal – Copresidente do Conselho da Natura
Moderador: Paula Fabiani – Diretora-Presidente do IDIS
17:30 Encerramento e Agradecimentos
Paula Fabiani – Diretora-Presidente do IDIS

MESAS TEMÁTICAS DURANTE O ALMOÇO

Heather Grady, da Rockefeller Philanthropy Advisors, fala sobre o papel da filantropia nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Helena Monteiro, da WINGS, fala aos participantes internacionais sobre o contexto atual do investimento social privado no Brasil.
Célia Cruz, do Instituto de Cidadania Empresarial, fala sobre as novas iniciativas e perspectivas no universo das finanças sustentáveis

Dílson de Oliveira, da Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor, fala da importância e desafios do ensino a distância na capacitação de profissionais do Terceiro Setor.

Guilherme Fernandes, da NESsT Brasil, fala sobre o desenvolvimento de negócios sociais sustentáveis que buscam resolver problemas sociais críticos nas economias emergentes.

João Paulo Vergueiro, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, fala sobre o Dia de Doar e as ações que estão sendo desenvolvidas para a promoção da cultura de doação na sociedade brasileira.

José Caetano de Andrade Minchillo, da Fundação Banco do Brasil, fala sobre Água e Tecnologias Sociais que buscam lidar com a escassez deste recurso natural.

Julia Maggion, do Sistema B, fala sobre o movimento global de Empresas B, que não visam somente o lucro, mas também utilizam seu poder de mercado para solucionar temas sociais e ambientais.

Patrícia Santin da Fundação Telefônica Vivo, fala sobre a Unidade de Inteligência “Social” e sua relevância para a antecipação de tendências e inovação permanente.

Marcos Nisti, da Maria Farinha Filmes, fala da experiência de contar histórias impactantes e inspiradoras que provocam transformação e fazem a diferença na forma como as pessoas veem o mundo.

Maria Laura Canineu, da Human Rights Watch, fala sobre ações inovadoras na defesa dos direitos humanos e apresenta o trabalho desenvolvido pela Human Rights Watch Brasil.

Mauricio de Almeida Prado, da Plano CDE, fala sobre informações que ajudam a desenvolver produtos, serviços e novos modelos de negócios que atendem às necessidades e transformam a realidade de vida das classes C, D e E.

Otoniel Niccolini, do IDIS, fala sobre o Social Return on Investment (Social ROI), metodologia inovadora de avaliação de impacto que valora as transformações materiais na vida dos stakeholders.

Raquel Coimbra, do IDIS, fala sobre a Teoria da Mudança como base para o planejamento estratégico organizacional.

PALESTRANTES

Alfonso Carrillo

Fundador do Movimento MeImportaGuate

Fundador do MeImportaGuate e fundador e presidente do Emeritus Guatemala Visible. Advogado e cidadão guatemalteco que lutou para o resgate do sistema de justiça na Guatemala e pelo combate à corrupção. Promoveu a remoção do Procurador-Geral, juízes, ministros e deputados do Congresso da República da Guatemala. Fellow da Universidade de Harvard. É colunista de jornal impresso na Guatemala e presidente da Rede Nacional de Integridade.

Ana Lucia Villela

Presidente do Instituto Alana

Ana Lucia Villela é formada em Pedagogia, com mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. É conselheira de instituições do terceiro setor como Conectas Direitos Humanos, Itaú Cultural, Akatu e Instituto Brincante. Fundou e preside o Instituto Alana, organização sem fins lucrativos cuja missão é honrar a criança. Também é membro da rede de empreendedores sociais da Ashoka Fellow

André Degenszajn

Secretário-Geral do GIFE

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi professor de Relações Internacionais na Faculdade Santa Marcelina. Atua em organizações da sociedade civil desde 2001. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa.

Andréa Wolffenbüttel

Diretora de Comunicação do IDIS

Jornalista, com formação também na área de Análise de Sistemas e especialização em Economia, teve experiência de redação em veículos tais como O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA). Gerenciou o Centro de Informações e Pesquisas da Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Coordenou a comunicação e o relacionamento com a imprensa da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, incluindo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a gestora do sistema de transporte público, SPTrans. No terceiro setor, foi gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e, mais recentemente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Antonio Florence

Presidente e Fundador do Instituto Hercule Florence

Advogado formado e pós-graduado pela USP, é sócio da Florence & Advogados, diretor vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira, consultor para assuntos jurídicos e econômicos da Grand-Duché de Luxembourg e membro do conselho curador da Fundação Stickel. Foi presidente do conselho de administração do Instituto de Estudos da Sociedade e Meio Ambiente do Século XIX Brasileiro e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. 

 

Carlos Alberto Sardenberg

Jornalista, âncora do programa CBN Brasil

É jornalista, autor e âncora do programa CBN Brasil. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews), e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve coluna no jornal O Globo, às quintas. Mantém o site, www.sardenberg.com.br, com informações e comentários econômicos. Trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja e IstoÉ. 

Celia Cruz

Diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial

Ex-Diretora da Ashoka Canada, Managing Director da Ashoka Global Fellowship e Diretora da Ashoka Brasil e Paraguai e trabalhou no IDIS. Criou a empresa de consultoria em captação de recursos, Philantropics em 1994 e trabalhou como Diretora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.  Célia representou a Fundraising School of Indiana University's Center for Philanthropy e lecionou cursos de captação de recursos e empreendedorismo social em diversas escolas como EAESP/FGV, FEA/USP, SENAC, FOS. Célia é graduada em economia pela FEA/USP e tem seu mestrado pela EAESP/FGV.

Daniel Feffer

Vice-Presidente da Suzano Holding e Presidente do Instituto Ecofuturo

Vice-Presidente Corporativo da Suzano Holding; Vice-Presidente do Conselho de Diretores e membro do Comitê Estratégico da Suzano Papel e Celulose;  membro do Conselho da MDS-SGPS; Presidente do Instituto Ecofuturo; membro do Conselho da TNC – The Nature Conservancy; Presidente da Câmara de Comércio Internacional Brasil. Formado em Direito e Administração pela Universidade Mackenzie e Fundação Getúlio Vargas.

Daniel Frank

Diretor-Associado da Ready Nation - EUA

Daniel Frank é advogado de profissão, tendo praticado direito empresarial internacional em uma das empresas mais antigas do sul da Flórida. Atuou anteriormente como vice-presidente da Câmara de Comércio Chile-EUA de Miami onde gerenciava operações gerais para reforçar laços bilaterais. Daniel Frank agora aplica sua experiência estratégica em negócios como Diretor Associado de ReadyNation em Washington, DC, onde se concentra em educar e informar os principais executivos e decisores políticos sobre questões de educação e desenvolvimento infantil. Ele se bacharelou em artes, com honras, pelo Carleton College e se doutorou em leis pela Universidade de Iowa, onde era um membro publicada do Iowa Law Review.

Dilson de Oliveira

Superintendente Financeiro da Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor

Carreira profissional desenvolvida em grandes instituições financeiras, como Lloyds Bank, Citibank, Itaú Europa Luxembourg e BankBoston. Foi membro do Board e presidente do Banco Itaú Europa Luxembourg, de 2001 a 2004. É sócio diretor da MGO Consultoria Empresarial, dando assessoria a médias empresas e atuando também como um multi-family office.

Eduardo Queiróz

Diretor-Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Formado em Administração de Empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government (Mason e Lemann fellow). Iniciou a carreira em bancos de investimentos onde trabalhou por aproximadamente 11 anos. De 2003 a 2006 foi Diretor Executivo e Conselheiro da Outward Bound Brasil. De 2007 a 2008 foi Diretor Executivo da Outward Bound México. De 2009 a 2011 foi Assessor Especial do Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Desde fevereiro de 2011 é Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. É membro voluntário dos Conselhos das ONGs ESPRO, United Way Brasil e Outward Bound Brasil.

Elie Horn

Presidente do Conselho do Instituto Cyrela

Elie Horn é fundador da Cyrela a mais admirada incorporadora de imóveis residenciais do país. Presidente do Conselho de Administração, Horn é bacharel em direito pela Universidade Mackenzie. Desde o inicio da companhia em 1962, Horn trilhou sua carreira de forma conservadora e discreta. Seus valores estão amparados em pilares como integridade, respeito, fazer o bem, otimismo e dedicação ao trabalho.  A Cyrela foi pioneira no setor imobiliário ao abrir capital, em setembro de 2005. Outros fatos mostram a inovação da empresa, e do seu controlador, como a criação da Construtora Cyrela em 1981, da Facilities, marca para gestão de serviços exclusivos para propriedades Cyrela em 2006, da CCP (Cyrela Commercial Properties) empresa focada em imóveis comerciais para locação, e a criação da Living em 2007, empresa dedicada em imóveis de médio padrão.

Elisabeth Ungar Bleier

Diretora-Executiva da Transparência Internacional pela Colômbia

Politóloga pela Universidad de los Andes e mestre em Sociologia do Direito e Instituições Legais pela Universidade de Wisconsin. Além de diretora-executiva, desde 2011 é Membro do Conselho Diretivo da Transparência Internacional.  Foi Diretora do Departamento de Ciência Política da Universidad de los Andes, em Bogotá.  Fundou o Congreso Visible, programa desse Departamento que faz monitoramento constante do Congresso da Colômbia.  Foi membro do Conselho Diretor do Movimento Mundial pela Democracia e pertence à Rede Latino-Americana e do Caribe pela Democracia. Atualmente é membro do Conselho Diretor do Instituto Francês de Pesquisa e Debate sobre Governança (IRG). É membro da Comisión Ciudadana contra la Corrupción da Colômbia. Presidiu e foi membro de numerosas organizações e iniciativas cidadãs de acompanhamento da gestão pública e dos partidos políticos, do Congresso, dos organismos eleitorais, assim como da Justiça.

Guilherme Fernandes

Diretor Executivo da Ashmores (NEssT Partners Brasil)

Guilherme Fernandes é diretor executivo e responsável por risco, compliance e controle da Ashmore. Possui vasta experiência no mercado financeiro e ingressou na Ashmore Brasil em janeiro de 2008. Anteriormente a esta posição, foi sócio e responsável por risco e compliance da Direcional Administração de Recursos, uma das primeiras gestoras independentes de recursos estabelecidas no Brasil. Possui Mestrado em Finanças e Economia pela London School of Economics, além de MBA em Finanças pelo IBMEC e bacharelado em Economia pela PUC, ambas no Rio de Janeiro.

Guilherme Leal

Co-fundador e Co-Presidente do Conselho da Natura

É um empreendedor socioambiental, co-fundador e co-presidente do conselho da Natura, empresa líder no mercado brasileiro de cosméticos e maior B Corp do mundo. É também um investidor em negócios de impacto em áreas como manejo florestal, energias renováveis ​​e gestão urbana. Participou da criação e promoção de diversas organizações, como Fundação Abrinq, Instituto Ethos, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Rede de Cidades Sustentáveis, Faculdade Brasileira para Conservação e Sustentabilidade Ambiental. Também se dedica a estruturar seu legado através do Instituto Arapyaú. É co-fundador da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), membro do BTeam e presidente do Instituto Natura.   

 

Heather Grady

Vice-Presidente da Rockefeller Philanthropy Advisors - EUA

Juntou-se à Rockefeller Philanthropy Advisors em 2014, e lidera os programas de desenvolvimento global da filantropia, as pesquisas, as publicações e as estratégias da organização. Anteriormente, ajudou a articular uma nova colaboração entre as fundações Hilton, Ford e MasterCard, além do Foundation Center e a ONU, com o objetivo de encorajar a filantropia a se engajar mais significantemente na Agenda pós 2015, que desde então se tornou parte do programa da RPA. Grady foi vice-presidente de iniciativas da The Rockefeller Foundation. Seu currículo também inclui o Program Related Investments (PRIs), e o Fundo de Oportunidades da Cidade de Nova Iorque. Por quase 20 anos Grady viveu e trabalhou em países asiáticos, africanos e no Oriente médio. Ela coordenou vários programas humanitários e de desenvolvimento de longo prazo nas três regiões que se focavam em temas como educação, moradia, agricultura e finanças pessoais. Ela tem mestrado pela Universidade de Harvard em administração pública e fala mandarim e vietnamita.

Helena Monteiro

Diretora-executiva do WINGS

Helena Monteiro é Diretora Executiva da WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support), uma associação global de organizações de apoio ao investimento social privado.   Anteriormente, trabalhou como Diretora no IDIS, liderando projetos de apoio em investimento social privado, responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.  Com mais de 20 anos de experiência no setor social e mestrado pela Universidade de Toronto, Canadá, trabalhou na Associação Canadense de Saúde Pública, na Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) e na Organização dos Estados Americanos (OEA). 

Heleno Gouvêa

Associado Senior na Unidade de Parcerias e Mobilização de Recursos do BID

Heleno Gouvêa é Associado Senior na Unidade de Parcerias e Mobilização de Recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, onde é responsável pelo fortalecimento do diálogo e das parcerias do Banco com outros integrantes da comunidade de desenvolvimento, entre eles os doadores dos fundos fiduciários, as contrapartes de co-financiamento e o setor privado. Apoia também na identificação e o desenvolvimento de iniciativas de harmonização e coordenação com outras unidades do Banco para criação e manutenção de parcerias com outros sócios.  Antes de ingressar no BID, em 2012, o Sr. Gouvêa trabalhou no Brasil para a KPMG na área de auditoria e na ArcelorMittal nas Áreas de Gestão de Produtos e Serviços e de Sustentabilidade. O Sr. Gouvêa detém um MBA em Economia e Finanças da INCAE Business School de San José, Costa Rica,   um intercâmbio de mestrado na Rotterdam School of Management na Holanda e é Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA em Belo Horizonte, Brasil.

Henrique Ubrig

Presidente do Conselho do IDIS

É sócio e presidente da Terasol Energy. Fundador da Heliagro Agricultura e Pecuária Ltda, tem mais de 20 anos de experiência em negócios internacionais em grande e diversificada empresa industrial (DuPont). Membro dos conselhos (setor industrial) do Grupo Artecola , Grupo Lwart e Usina Coruripe.

Hillel Schmid

Professor Emérito da Universidade Hebraica de Jerusalém - Israel

Prof. Hillel Schmid é membro do comitê executivo da Universidade Hebraica de Jerusalém e diretor do Center for the Study of Philanthropy. Foi reitor da Paul Baerwald School of Social Work da Universidade Hebraica e coordenou a os trabalhos da 'Comissão Pública para as Crianças e Jovens em Situação de Risco e Vulnerabailidade' de Israel, conhecida como a 'Comissão Schmid'. É o fundador e primeiro diretor do prograla de graduação em administração de organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias. Em 1999-2000, receber o Prêmio do Reitor da Universidade Hebraica de Jerusalém pela sua excelência em pesquisa e ensino e pelo seu envolvimento de toda uma vida com a universidade. Prof. Schmid publicou numerosos artigos tanto em Israel como no exterior, nas suas áreas de pesquisa.  

Inês Mindlin Lafer

Diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer

Formada em psicologia pela PUC-SP, com especialização em psicanálise pela PUC-COGEAE e em Direitos Humanos pela faculdade de Direito da USP. É mestre em Administração Pública e de Governo pela FGV-SP. Começou sua carreira na área clínica e no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia do SESI. Trabalhou na Kairós Desenvolvimento Social como consultora em projetos para prefeituras nas áreas de criança e adolescência e assistência social. Foi também gerente de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, assessora técnica da Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e gerente de projetos no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Hoje em dia dirige o Instituto Betty e Jacob Lafer e atua como formadora e é consultora para o desenvolvimento de projetos de investimento social e de políticas públicas, especialmente na área de criança e adolescente.

Jane Arnott

Diretora Internacional da Charities Aid Foundation – Reino Unido

Tem mais de 20 anos de experiência trabalhando para o fortalecimento da sociedade civil e tem uma experiência significativa nas áreas de filantropia, doações, política e desenvolvimento organizacional, colaborando com organizações associativas, em prestação direta de serviços e suporte de infra-estrutura. Uniu-se à Charities Aid Foundation (CAF) em 2010 como Gerente Sênior Consultivo para instituições de caridade e doações. Mais tarde serviu como Chefe Interina de Assessoria e Consultoria. Desde 2012, Jane conduz o trabalho global da CAF. Imediatamente antes da CAF, conduziu programas de mudanças estratégicas no envolvimento de stakeholders e desenvolvimento organizacional do Conselho de Enfermagem e Obstetrícia da Inglaterra. Enquanto atuou pelo Instituto de Secretários e Administradores, Jane coordenou a campanha do Instituto de mudanças na lei de caridade e forneceu conselhos de governança e treinamento para uma ampla gama de instituições de caridade.

João Paulo Vergueiro

Diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos

João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da ABCR, é professor de Responsabilidade Social Corporativa da FECAP. Administrador e mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e bacharel em Direito pela USP. Coordenador do Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

José Caetano de Andrade Minchillo

Presidente da Fundação Banco do Brasil

Graduado em direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela USP, e MBA em Gestão Avançada de Negócios pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), ambos em parceria com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil. Executivo com 29 anos de experiência, já foi atuou na área de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, onde liderou ações relacionadas à gestão da cultura, endomarketing, satisfação no trabalho, equidade de gênero e raça, avaliação de desempenho e programa de reconhecimento de funcionários. Foi Superintendente Regional de Varejo e Administrador de agências.

José Luiz Egydio Setúbal

Presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Médico formado pela FCM da Santa casa de São Paulo com especialização em pediatria na USP e pós-graduação em Economia da Saúde na Unifesp. É o instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e vice-presidente do Instituto Pensi. Participa e colaborou em conselhos de administração de várias instituições do terceiro setor como: Fundação Tide Setúbal; Instituto Viva e Deixe Viver; AMEO; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Virada da Saúde de SP; e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Atualmente é o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Julia Maggion

Diretora Executiva do Sistema B Brasil

É empreendedora e apaixonada por negócios inovadores que geram transformação social. Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP,  com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA e extensão em Marketing pela Universidade da Califórnia – Santa Bárbara. Em 2007 foi um dos fundadores  da Plura, uma empresa que promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, onde permaneceu como sócia até 2012. Também teve experiências na área de Marketing em marcas como Havaianas e Unilever. Desde novembro de 2013 lidera o Sistema B Brasil, organização que promove o Movimento Global das Empresas B.

Lawrence McGill

Vice-presidente de Pesquisas do Foundation Center

Lawrence McGill se juntou à Foundation Center como vice-presidente de Pesquisas em 2007 para supervisionar a pesquisa do Foundation Center na área de tendências, práticas e questões emergentes no campo. Antes de ingressar no Foundation Center, atuou como diretor de pesquisa e planejamento para o CPANDA na Universidade de Princeton, e como vice-diretor do Centro de Artes e Estudos de Políticas Culturais da Escola Woodrow Wilson. De 1994 a 2001, McGill foi diretor de pesquisa do The Freedom Forum, The Media Studies Center e The First Amendment Center. Lecionou na Universidade Northwestern, onde obteve seu Ph.D. em Sociologia em 1987.

Marcelo Furtado

Diretor-Executivo do Instituto Arapyaú

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow. É diretor-executivo do Instituto Arapyaú. Trabalhou por 24 anos no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. No Greenpeace, coordenou a campanha internacional pela proibição do comércio internacional de lixo tóxico, promoveu a produção limpa na área de tecnologias industriais e coordenou campanhas nas áreas de Florestas e Oceanos. Trabalhou com a promoção de fontes renováveis de energia e políticas públicas para mudanças climáticas nos últimos 20 anos. Antes de atuar no terceiro setor, trabalhou na indústria química e em consultoria nas áreas de tecnologia e inovação.

Marcos Kisil

Consultor Estratégico e Fundador do IDIS

É consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como diretor regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA. Atualmente é professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil. Marcos Kisil é autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

 

Marcos Nisti

Diretor da Maria Farinha Filmes

Marcos Nisti é formado em direito, com MBA em Economia do Setor Público pela FIPE/USP. Foi um dos criadores da marca Projeto Terra, pioneira no conceito de comércio solidário e fair trade no Brasil. Fundou o Instituto Cia. Athletica e hoje é vice-presidente do Instituto Alana, membro do Conselho do Greenpeace e sócio da Maria Farinha Filmes. 

Maria Laura Canineu

Diretora Brasil na Divisão Americas da Human Right Watchers

Ingressou na Human Rights Watch em 2013. Anteriormente trabalhou por três anos no Gabinete da Presidência da República dirigindo um grupo de advogados e lidando com o portfólio de direitos humanos. Promoveu por diversos anos a capacitação de ONGs de direitos humanos em São Paulo, focando em temas que iam de redução da pobreza à responsabilidade social corporativa. É formada pela University of Warwick e pela PUC-SP, na qual estudou legislação internacional do desenvolvimento, direitos humanos e relações internacionais.

Maurício Prado

Diretor-geral da Plano CDE

Diretor Executivo da Plano CDE, empresa de pesquisa com foco nas classes CDE que tem clientes como Fundação Lemann, Banco Mundial e Instituto Coca-Cola. Formado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, com mestrado em Antropologia pela Universidade de Londres (UCL).

Otoniel Nicolini

Gerente do IDIS

Trabalhou em organizações do terceiro setor como Instituto Ayrton Senna, Instituto Camargo Corrêa e Cenpec, no Brasil, e no Council for International Educational Exchange, nos Estados Unidos, principalmente nas áreas de Avaliação, Educação e Desenvolvimento Comunitário. Foi um dos fundadores e é membro do conselho da Associação Iko Poran. É formado em Administração de Empresas pela USP e tem formação continuada pelo CEATS, New York University e Harvard University.

Patrícia Lacerda

Gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutora em Educação pela PUC-RJ. Atuou como assessora na área de educação da Unesco. Professora de cursos de especialização e pesquisadora associada a projetos apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na PUC-RJ. Consultora de organismos internacionais, instâncias governamentais e institutos sociais privados por mais de 15 anos, coordenou estudos publicados na área de Educação.

Paula Fabiani

Diretora-Presidente do IDIS

Atuou como Diretora Financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. Autora do livro “Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil”, Paula é economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School e Yale, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV.

Raphael Klein

Fundador do Instituto Samuel Klein

38 anos, é neto de Samuel Klein, imigrante polonês e fundador da maior rede de varejo do Brasil. Começou sua carreira profissional na Marlin Mazda e depois atuou como Gerente Geral, na Ford Motor CompanyDealer, em Coral Gables, Flórida. Se graduou em Administração de Empresas pela Ford University com especialização na Florida International University. No Brasil, em 2006, assumiu a Direção de Marketing da Casas Bahia tornando-a a 7ª marca mais valiosa do Brasil e a maior anunciante da América Latina. Também implementou a plataforma de e-commerce e diversas outras iniciativas de marca. Criou o Instituto Samuel Klein em parceria com a sua irmã, Natalie. O ISK tem o propósito  de manter o legado de Samuel KLein e se tornar referência no apoio a iniciativas sociais transformadoras, que estimulem e inspirem os indivíduos na prática da solidariedade para a consolidação de uma sociedade mais justa e acolhedora.

Raquel Coimbra

Diretora de Projetos do IDIS

Foi diretora executiva da Associação Casa Azul e gestora de projetos no ILANUD (Instituto Latino Americano das Nações Unidas Para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente). Trabalhou na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de SP, atuou como advogada na área de Direito Civil e societário em escritório no Brasil e no exterior. É formada em Direito e mestre em Direitos Sociais pela PUC-SP, e especialista em Direito do Terceiro Setor pela FGV.

Regina Célia Esteves de Siqueira

Diretora-Presidente das organizações Centro Ruth Cardoso e Comunitas

Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Universitária, Regina Esteves é diretora-presidente das organizações Centro Ruth Cardoso e Comunitas, e membro de conselhos diversos em entidades como Fecap, FIESP e CNI. No passado, atuou no Ministério da Educação e junto ao Conselho da Comunidade Solidária, na Presidência da República.

Suzy Antounian

Diretora de Operações do Global Philanthropy Forum & World Affairs Council - EUA

Com mais 20 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor, antes de se tornar a diretora de operações do Global Philanthropy Forum & World Affairs Council (GPFWAC), era vice-presidente sênior do Global Philanthropy Forum.  Anteriormente havia sido vice-presidente de programas públicos do Fórum, e supervisionou mais de 150 programas internacionais. Mais cedo, ajudou a estabelecer a Universidade Americana da Armênia como vice-presidente, diretora de política e planejamento e diretora de extensão universitária. Entre 1998 e 1999, trabalhou como conselheira do Ministério das Relações Exteriores da Armênia.

Terry Vogt

Diretor da Terra Global Capital

Investidor privado com extensa experiência em projetos latinoamericanos, dirige, atualmente, a Terra Global Capital, uma companhia dedicada a facilitar a criação e o financiamento de créditos de carbono em florestamento e agricultura.  Anteriormente, foi Diretor de Programa na Gordon and Betty Moore Foundation, em San Francisco (EUA). Ele também atuou como banqueiro internacional, e administrou uma organização internacional na área agricultura e desenvolvimento rural sustentável.  É graduado em História da América Latina pela Universidade de Harvard e serviu por quatro anos, como voluntário, nas Forças de Paz da ONU, na região do Nordeste do Brasil e também na Amazônia. Tem M.B.A. pela Universidade do Colorado. Tem sido um atuante membro do conselho de muitas organizações internacionais sem fins lucrativos, na região da Baía de San Francisco. Em 1996, foi lauredado, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso,  com a Ordem do Rio Branco, por seu trabalho na promoção do comércio e do investimento entre o Brasil e os Estados Unidos. 

COMITÊ CONSULTIVO

Alaís Ávila

Alaís Ávila trabalha para o Instituto C&A como assessora especializada em Educação. Ela é doutorada em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e fez mestrado em Literatura na Universidade de Brasília (UnB), com foco em Clarice Lispector. Durante a década de 1990 foi professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Giás.

CAROL CIVITA

Como uma filantropa ativa, Carol Civita apoia diversas organizações em diferentes áreas, auxiliando no desenvolvimento de seus trabalhos em rede e viabilizando parcerias entre ONGs e Fundações. Carol atua em diversos conselhos e comitês de organizações sem fins lucrativos brasileiras e internacionais nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo e meio ambiente. Formada em Comunicação Social pela ESPM e Filosofia pela PUC SP. Está no conselho do: Instituto Gerando Falcões; Instituto Avon; Fundação Rubem Cunha, Fundação Victor Civita; Tony Elumelu Foundation Nigéria.

 

JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL

Médico formado pela FCM da Santa Casa de São Paulo com especialização em pediatria na USP e pós-graduação em Economia da Saúde na Unifesp. É o instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e vice-presidente do Instituto Pensi. Participa e colaborou em conselhos de administração de várias instituições do terceiro setor como: Fundação Tide Setúbal; Instituto Viva e Deixe Viver; AMEO; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Virada da Saúde de SP; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP.

MARCOS KISIL

É consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como diretor regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA. Atualmente é professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil. Marcos Kisil é autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

REGINA VIDIGAL GUARITA

Empreendedora social, fundadora e diretora-presidente da Associação Arte Despertar. É membro dos Conselhos Consultivos do Fundo Itaú Excelência Social/FIES, Centro de Voluntariado de São Paulo/CVSP e do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Foi Presidente do Conselho Curador da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

ORGANIZAÇÃO

Fundado em 1999, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) pioneira no apoio técnico e consultoria ao investidor social no Brasil e na América Latina. Facilita o engajamento de pessoas, famílias, empresas e comunidades em ações sociais estratégicas transformadoras da realidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no País. Com a missão de apoiar o investimento social privado para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável, o IDIS atua de duas formas: desenvolvendo ações pró-ativas e atendendo demanda de apoio técnico de empresas, fundações, institutos e indivíduos.

Mais informações em www.idis.org.br

O Global Philanthropy Forum (GPF) é um projeto do World Affairs Council, criado com o objetivo de construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais. Também busca estruturar, potencializar e aprimorar o caráter estratégico do investimento social privado. Por meio de uma conferência anual, um seminário de verão, eventos especiais e teleconferências, o GPF conecta doadores a causas, a estratégias eficazes, a potenciais parceiros de cofinanciamento e a emblemáticos agentes de mudança de todo o mundo. A proposta é expandir o número de filantropos que serão estratégicos para causas internacionais diversas, através da construção e manutenção de comunidades de aprendizagem contínua.

Mais informações em www.philanthropyforum.org

PARCERIA INSTITUCIONAL

A Charities Aid Foundation (CAF) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao investimento social privado, com sede no Reino Unido.  Tem como objetivo aumentar e fortalecer o investimento social privado, influenciar o poder público a favor do investimento social e ajudar doadores a identificar e apoiar causas sociais, oferecendo um amplo leque de serviços para doadores individuais, doadores corporativos e organizações sem fins econômicos. As origens da CAF datam de 1924, quando o Conselho Nacional de Serviço Social do Reino Unido decidiu criar um Departamento de Entidades Filantrópicas (Charities Department) para encorajar doações mais eficientes. Em 1974, passou a trabalhar no formato atual, como fundação. Desde então, atua de forma independente do governo, como uma organização da sociedade civil. Internacionalmente, a CAF já se consolidou como uma das maiores organizações de investimento social privado na Europa e tem oito escritórios de atuação direta espalhados pelo mundo.

Mais informações em www.cafonline.org

APOIO FINANCEIRO

A Fundação Rockefeller apoia projetos que criam oportunidades e incentivam a resiliência para o enfrentamento de desafios socioeconômicos e de questões ligadas a saúde e meio ambiente. Dessa forma, reitera seu pioneirismo na missão filantrópica que realiza desde 1913 e que é caracterizada pela promoção do bem-estar da humanidade em todo o planeta. A instituição busca ver o mundo sob a ótica de algo que denomina Globalização Smart, onde os benefícios do processo de globalização são amplamente compartilhados e os desafios ambientais são vencidos mais facilmente. Com atuação nos Estados Unidos e em vários outros países, a Fundação Rockefeller se concentra em resultados e impacto – ou seja, na diferença que pode fazer na vida das pessoas, em comunidades e no mundo.

Mais informações em www.rockefellerfoundation.org

PARCERIAS

O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos de interesse público, dedicada a promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundado em 1991, em resposta ao desejo dos acionistas da rede de lojas C&A de institucionalizar a política de investimento social da empresa no Brasil. Atualmente, o Instituto oferece apoio técnico e financeiro a programas e projetos desenvolvidos por instituições da sociedade civil voltadas à educação de crianças e adolescentes. As atividades da organização são financiadas por doações efetivadas pela C&A e por doações diretas dos acionistas. O Instituto C&A valoriza e promove o voluntariado entre seus funcionários e, atualmente, conta com 3,3 mil funcionários da empresa C&A para a realização do seu trabalho.

Mais informações em www.institutocea.org.br

O Banco Interamericano de Desenvolvimento apoia iniciativas de países da América Latina e Caribe para reduzir a pobreza e a desigualdade. Seu objetivo é trazer desenvolvimento de uma maneira sustentável e que não cause prejuízos climáticos. Criado em 1959, é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e Caribe, com um forte compromisso de obter resultados mensuráveis, maior integridade, transparência e responsabilização. Além de empréstimos, o BID também oferece doações, assistência técnica e realiza pesquisas. A base de acionistas e a gestão prudente confere uma posição financeira forte, o que torna o Banco capaz de tomar empréstimos em mercados internacionais com taxas competitivas e transferir esse benefício a clientes de 26 países da América Latina e Caribe.

Mais informações em www.iadb.org

A Fundação Banco do Brasil estrutura sua atuação de forma a identificar e mobilizar diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável de comunidades brasileiras. Pautada pelo conceito de Tecnologia Social, valoriza a comunidade organizada para se tornar agente de soluções. A noção de desenvolvimento ganha novos matizes locais, permitindo a autogestão e o envolvimento das comunidades, gerando aprendizagem constante e nova cultura tecnológica, construindo processos participativos para a geração de políticas públicas. O investimento social da Fundação Banco do Brasil é direcionado à reaplicação de tecnologias sociais nas áreas da geração de trabalho e renda e educação, promovendo o protagonismo social, a solidariedade econômica com cuidado ambiental e o respeito às culturas locais.

Mais informações em www.fbb.org.br

A Fundação Bernard van Leer foi criada há 65 anos pelo industrial holandês Bernard van Leer, e seu filho, Oscar van Leer adotou as crianças da faixa etária de 0 a 8 anos como foco de atuação da organização. Desde então, a Fundação tem sido conduzida pela crença de que todas as crianças merecem uma chance de realizar suas plenas potencialidades e de que as comunidades e os países se transformam em lugares melhores para se viver quando todas as crianças são têm a possibilidade de um bom começo na vida.

Mais informações em http://www.bernardvanleer.org/

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi instituída em 2010 pelo Dr. José Luiz Setúbal, médico pediatra que havia adquirido o Pronto Socorro Infantil Sabará (referência em pediatria na cidade de SP) em 2005 com a finalidade de transformá-lo numa Fundação sem fins lucrativos e dedicada à assistência, pesquisa e ensino de saúde infanto-juvenil. A Fundação possui o Hospital Infantil Sabará que realiza a assistência pediátrica e tem a finalidade de gerar caixa para um fundo patrimonial que garantirá a perenidade da instituição e gerará recursos para o ensino e pesquisa. O Instituto Pensi, uma oscip criada em 2013 é quem faz a pesquisa clínica, ensino, voluntariado e projetos sociais em saúde infantil. É responsável pela organização e realização da educação continuada do hospital e de profissionais de saúde que participam de cursos, simpósios, congressos e aulas, além de todos os estagiários que passam pelo hospital, além de fazer divulgação de conhecimento de saúde infantil pelas redes sociais.

Mais informações em www.hospitalinfantilsabara.org.br